A advocacia não é como era há 10 anos. Inicio este tópico com a frase que mais ouço de advogados mais experientes e, como já devem imaginar, não poderia ser mais certa. Em outros tempos, poucos possuíam ensino superior no país e, um pouco por esta razão, não havia muita concorrência entre os profissionais.

Bastavam-se o diploma e uma sala comercial que o famoso “boca-a-boca” fazia todo o trabalho de captação de clientes. Hoje, tal realidade já é distante e provavelmente jamais será vista novamente.

Não há caminho a traçar senão aquele de nos adaptarmos às novas realidades, bem como as que ainda estão por vir.

Principais Dificuldades

Número de advogados: Em pesquisa recente, há mais de 1,2 milhão de advogados espalhados pelas OABs em nosso país. Somam-se, ainda, os formados em direito sem habilitação profissional, que acabam “advogando” em causas em que o advogado é prescindível.

Áreas saturadas: Com a quantidade de profissionais cadastrados nas OABs, é fácil chegar à conclusão que muitas áreas já estão saturadas. Hoje, os iniciantes civilistas e criminalistas são os que mais sofrem com a competitividade e o gigantesco número de colegas buscando sucesso profissional.

Experiência: A velha frase “como vou conseguir experiência se não me dão oportunidade de conseguir experiência” parece fazer muito sentido quando recebemos nossa carteira de advogado, pois muitos preferem um profissional que já esteja algum tempo no mercado, que inspire confiança.

Gestão do escritório: Durante a faculdade aprendemos tudo de direito civil e penal, previdenciário e trabalhista, além de muitos outros, mas não aprendemos nada de como gerir um negócio. O mesmo vale com o dinheiro, pois saímos da graduação sem nem saber o que significa fluxo de caixa às vezes.

Escritórios gigantes: Hoje, existem diversos escritórios gigantescos, comparáveis a verdadeiras empresas, que possuem grande poder de investimento em marketing e captação de clientes.

Conclusão

Como visto, hoje o cenário para jovens advogados está muito competitivo, de modo que ingressar na carreira, sem o mínimo planejamento, é um risco grande. Acompanhe os próximos tópicos, disponíveis nos links abaixo, uma série de dicas que lhe ajudarão nessa jornada.

Tópicos “Escritório de Advocacia”

#1 Escritório de Advocacia: Introdução – The Lawyer BR

#2 Escritório de Advocacia: Principais Dificuldades e Desafios – The Lawyer BR

#3 Escritório de Advocacia: Carteira de Trabalho, Sociedade ou Solo – The Lawyer BR

Escrito por

Rodrigo Becker Evangelho

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA, especialista em Direito e Processo Civil pela Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP, formado em Técnico em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, e graduando em Ciências Contábeis pela mesma instituição (UFSM).