Os serviços de armazenamento em nuvem, como o próprio nome sugere, são serviços que você, titular de uma conta, transfere seus arquivos (documentos, fotos, aplicações…) para um servidor, mantido por uma empresa, de modo a ficarem seguros mesmo que ocorra uma pane no computador/celular/tablet do usuário.

A partir desta premissa, criar uma conta nestas empresas que prestam este tipo de serviço é bastante interessante para os escritórios de advocacia, já que podem “salvar” os documentos e informações de seus clientes em um lugar seguro, ficando de fácil acesso com qualquer dispositivo.

Abaixo, segue uma lista dos melhores serviços de armazenamento:

Google Drive

Sem dúvidas o mais conhecido entre todos, o serviço de armazenamento da GOOGLE oferece de forma gratuita 15GB, o que é bastante coisa para quem deseja apenas “salvar” documentos e informações. Ainda, possui aplicações nativas, como editor de texto e planilhas, tudo na aba de seu navegador, sem a necessidade de instalar nada.

Caso o espaço seja insuficiente, o que não deve ser problema para quem está iniciando, o serviço possui planos pagos, que aumentam o espaço de armazenamento.

https://www.google.com.br/drive/apps.html

One Drive

A solução adotada pela MICROSOFT é bastante interessante caso você opte pelos planos pagos, pois o acesso gratuito dispõe de apenas 5GB de espaço. No plano mensal de 1TB (1.000 GB), vem incluso o pacote OFFICE (WORD, EXCEL e POWER POINT), o que pode tornar a melhor escolha, caso opte por um plano pago.

Assim como o serviço da GOOGLE, o ONE DRIVE também possui ferramentas de edição de texto online, direto da aba do navegador, o que pode facilitar em edições rápidas.

Ainda, chama atenção o COFRE PESSOAL, que nada mais é que uma pasta dentro do serviço de armazenamento, com uma proteção extra para documentos mais importantes. No caso, somente se consegue acessar esta pasta com uma senha pessoal, além da já necessária para acessar o serviço. Trata-se de uma proteção extra.

https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/onedrive/online-cloud-storage

Dropbox

O plano gratuito oferece espaço bem limitado, de apenas 2GB, o que o torna ideal para usar em conjunto com os demais citados acima, caso tenha documentos que não queira misturar com os do escritório. Possui planos pagos mais em conta que os demais, como de 2TB (2.000 GB) por R$ 9,99 / mês (preço na data da postagem). No entanto, não oferece outros recursos, como nos demais casos.

https://www.dropbox.com/pt_BR/

MEGA

O último desta pequena lista, a seu turno, é o MEGA. O serviço oferece incríveis 50GB grátis (por 12 meses, depois 15GB), com criptografia de ponta a ponta, o que é muito bom para quem não deseja depreender recursos no começo da carreira. No entanto, o serviço foi vendido para empresas chinesas, além de ser muito utilizado na promoção da pirataria, o que ocasiona, por vezes, queda dos servidores por decisões judiciais.

No mais, o serviço é muito bom, com bastante armazenamento gratuito, e, quando administrado por KIM DOTCOM, chegou a ser considerado, dentre os serviços de armazenamento em nuvem, o mais seguro (não há comprovação técnica).

https://mega.io/?nz=1

* Todos possuem aplicação que pode ser instalada em sua área de trabalho, o que facilita o envio dos arquivos, como também para celulares e tablets (o que facilita uma consulta rápida).

Escrito por

Rodrigo Becker Evangelho

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA, especialista em Direito e Processo Civil pela Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP, formado em Técnico em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, e graduando em Ciências Contábeis pela mesma instituição (UFSM).