Aplicativos open source, por conceito, são programas projetados através de código aberto (código-fonte livre), e podem ser usados para os mais diversos fins sem a necessidade de se adquirir uma licença (não há custo para se adquirir um aplicativo de código aberto).
Logo, os aplicativos open source são uma boa opção para aqueles que não possuem, inicialmente, recursos para adquirir todas as licenças de todos os aplicativos necessários no dia-a-dia de um escritório de advocacia.
Destaca-se, sobretudo, que os aplicativos de código aberto, muitas vezes, substituem os softwares pagos sem nenhuma perda de produtividade, tanto que escolhidos por muitos como a primeira opção.
Abaixo, listo alguns dos softwares mais essenciais, bem como seus pontos fortes, que podem ser adquiridos sem a necessidade de compra de licença:
1 – Google Chrome ou MS Edge
Inicialmente, com o advento do processo eletrônico em todo o país, a escolha de um bom navegador de internet se mostra essencial para quem trabalha no meio jurídico. Os dois navegadores mais utilizados no mundo, GOOGLE CHROME e MS EDGE (na versão chromium), respectivamente, são as melhores escolhas na atualidade.
Destaca-se que ambos possuem uma biblioteca muito grande de extensões, o que pode ajudar no dia-a-dia. Também são muito rápidos e bastante seguros, motivo pelo qual, justamente, são os mais utilizados.
Não há grandes destaques, tendo em vista que a maioria dos usuários já utiliza estes navegadores, sendo o GOOGLE CHROME ideal para aqueles que já possuem o ecossistema da empresa (DRIVE, GMAIL, YOUTUBE…), enquanto o MS EDGE para aqueles que querem algo novo, ou simplesmente fugir do ecossistema da concorrente.
2 – Firefox
Para quem já trabalhou na Justiça do Trabalho, ou, em outras palavras, no PJ-E, sabe que o aplicativo online somente funciona no FIREFOX, em razão da leitura da assinatura digital através da ferramenta SHODO (ou PJEOFFICE). Dessa forma, para quem trabalha nesta área, não resta alternativa senão a instalação do navegador da MOZILLA.
Na espécie, não há grandes perdas para quem utiliza este navegador, pois todos (ou quase todos) os sites são compatíveis. Também apresenta uma boa estabilidade e segurança, embora um pouco mais lento que os citados no “item 1”.
https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/
3 – Opera
Encerrando os navegadores, esta opção é ideal para aqueles que buscam uma maior segurança, pois vem integrado com a instalação VPN gratuito, que evita o rastreamento online e protege a navegação. Também possui bloqueador de anúncios nativo, sem a necessidade de instalação de produtos de terceiros (e duvidosos). Ainda, as redes sociais mais famosas vêm integradas com o navegador, o que pode facilitar a vida de quem os usa no trabalho.
4 – Libre Office
Sem dúvidas, a ferramenta mais robusta e estável para substituir a suíte da MICROSOFT (WORD, EXCEL, POWER POINT…). Possui uma interface limpa e completa (embora um pouco ultrapassada, quando comparada com os demais), possuindo todas as ferramentas para edição e criação de conteúdo.
Possui compatibilidade com os documentos gerados nas plataformas da MICROSOFT, podendo iniciar em um e encerrar no outro, e vice-versa. Ainda, possui ferramentas robustas com relação à formatação de textos, não deixando nada a desejar quando comparado com os concorrentes.
https://pt-br.libreoffice.org/
5 – WPS Office
Outra alternativa à suíte da MICROSOFT, o WPS OFFICE oferece um tudo-em-um, desde criação e edição de textos, planilhas e apresentações, até ferramentas avançadas para edição de PDFs, como nas imagens abaixo:
A barra de navegação para edição de textos e planilhas se assemelha muito ao encontrado nas versões pagas de ferramentas de escritório, o que pode ajudar na migração, caso assim você desejar:
Por fim, caso você deseje se registrar, de forma gratuita, há espaço de 1 GB na nuvem da desenvolvedora para guardar seus documentos:
6 – PDFSAM Basic
Aplicativo dedicado à edição de PDFs, muito completo, que separa, funde, gira, mistura e extrai páginas de arquivos PDFs, sem enviá-los para ninguém. Toda a edição é realizada no aplicativo instalado em sua máquina, sem a necessidade de upload para terceiros.
https://pdfsam.org/pt/download-pdfsam-basic/
7 – VCL Media Player
O VLC é um reprodutor multimídia livre, dentro dos aplicativos open source, multi-plataforma, e um arcabouço que reproduz a maioria dos arquivos de mídia (quase todos mesmo), bem como DVD, CD de áudio, VCD e vários protocolos de fluxo de rede. Muito útil para assistir audiências ou outros vídeos anexados como prova nos processos. Dificilmente você terá algum arquivo que não rode neste aplicativo.