Nota: modelo de Ação Revisional FGTS (Taxa Referencial x INPC) em MS Word

Nota: o presente modelo deve ser usado apenas como norte na confecção da peça, não substituindo a análise do advogado.

Quem acompanha os informativos jurídicos, sabe que com a proximidade do julgamento da (in)constitucionalidade da Taxa Referencial (TR) como mecanismo de correção monetária (retirado de pauta) houve uma procura muito grande nos escritórios de advocacia para ingresso com a ação. Pensando nisso, o Blog The Lawyer BR disponibiliza um modelo de Ação Revisional FGTS.

Nota: o modelo foi construído a partir de outros dois modelos encontrados na internet, de modo contemplar o melhor de ambos.

Fonte 1: https://marcelocsadv.jusbrasil.com.br/modelos-pecas/663679403/modelo-revisional-do-fgts-recurso-extraordinario

Fonte 2: https://rosangelamurta264468.jusbrasil.com.br/modelos-pecas/1201617046/modelo-acao-de-revisao-do-fgts

Quem tem direito a Ação Revisional FGTS?

Todos os trabalhadores que possuem conta vinculada a partir do ano de 1999. No entanto, tudo dependerá do julgamento a ser realizado pelo STF, que poderá modular os efeitos (por razões econômicas), limitando o alcance de quem tem direito, ou ainda julgar constitucional a aplicação da TR.

O que preciso para entrar com a ação?

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Residência
  • Comprovante de Renda (Gratuidade da Justiça)
  • CTPS (todas)
  • Extrato Analítico do FGTS (todas as contas vinculadas)
  • Cálculos

Como encontrar o Extrato Analítico do FGTS

Felizmente, o Blog The Lawyer BR já elaborou um manual de como imprimir o extrato analítico das contas vinculadas, que pode ser acessado através do link abaixo:

Como realizar os cálculos para Ação Revisional FGTS?

Os cálculos podem ser feitos de forma fácil e simplificada através da plataforma da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, a qual disponibilizou duas ferramentas de cálculo. Acesso no link abaixo:

Nota: tenha em mente que para realização dos cálculos, você calculará a diferença dos juros (TR x INPC), motivo pelo qual você deverá inserir apenas o “CREDITO DE JAM” a partir de 1999, e jamais os depósitos mensais.

Modelo Ação Revisional FGTS:

Escrito por

Rodrigo Becker Evangelho

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA, especialista em Direito e Processo Civil pela Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP, formado em Técnico em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, e graduando em Ciências Contábeis pela mesma instituição (UFSM).